SMART LIGHTS – LUZES INTELIGENTES (SÃO PAULO)

Smart Lights proporciona uma imersão no fascinante mundo da light art no Farol Santander de São Paulo, entre 01/02 e 05/05 de 2024, com obras e artistas que já percorreram o circuito artístico internacional e têm a luz como fonte primária de suas ativações poéticas. Seja por meio da interatividade, projetos site specific ou da imersão, nessa exposição a luz assume diferentes dinâmicas de expressão, proporcionando uma experiência estética e sensorial única.

Concebida pelo Instituto URBE e com obras dos artistas brasileiros Anaisa Franco, Estudio Guto Requena, Leandro Lima, Modular Dreams, Motta&Lima, Raquel Kogan, Rejane Cantoni e Sabrina Barrios, a exposição é uma oportunidade para explorar as possibilidades da performatividade lumínica através da densidade conceitual presente em cada trabalho.

Smart Lights – Luzes Inteligentes é uma realização do Ministério da Cultura por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Santander Brasil e parceria da Holy Cow Produções.

OBRAS / ARTISTAS

Piscinão, 2024 - Raquel Kogan e Rejane Cantoni

Instalação interativa site-specific em forma de dispositivo óptico de escala arquitetônica, concebida para reagir à presença e aos movimentos dos visitantes. A obra oferece uma experiência sensorial imersiva que transporta os participantes para um universo líquido e onírico. Ao distorcer a percepção do espaço e do tempo, cria uma metáfora sensorial das complexidades da vida urbana, evocando a interação humana com o ambiente construído, reminiscente dos piscinões urbanos que orquestram o fluxo das águas.

Raquel Kogan (São Paulo, SP) e Rejane Cantoni (São Paulo, SP)

Raquel Kogan é formada em arquitetura. Faz videoinstalações, instalações, obras sonoras e objetos, como reflexão#1 (Transmídia Itaú Cultural); reflexão#2 (Centro de Mídia Arte ZKM e Artistas&Robos no Grand Palais); reflexão#3 (art@outsiders Museu Europeu de Fotografia Paris); mov_ing (Transitio Festival e Sesc Pompeia). A instalação reler, exibida na 4ª Bienal de Arte Tecnologia Emoção Art.ficial e na XX Bienal Internacional de Curitiba, tem menção honrosa no File Prix Lux 2010. Mostra, no Creators Project e Interplay ZKM, no Museu de Ciência Singapura, a instalação interativa o.lhar. No Espaço Cultural Porto Seguro, faz a obra interativa vol.ver, na exposição Tempo Presente. Apresenta a obra sonora interativa falante na 8ª Mostra de Arte 3M. Desenvolve, em 2021, #o.lhar, trabalho interativo on-line para o Sesc Pompeia. Nesse mesmo ano, participa da exposição inaugural Da letra à palavra, no Museu Judaico de São Paulo, com a videoinstalação boca fechada.

Rejane Cantoni trabalha com instalações interativas, site specific, em grande escala. Convidada por instituições a criar obras em várias cidades em todo o mundo, desenvolve instalações inovadoras que oferecem mediações viscerais sobre como os indivíduos percebem e se comunicam nos espaços que habitam. Expôs no Ars Electronica (Linz, Áustria; Berlim, Alemanha; Cidade do México, México), The Creators Project (Nova York, EUA; São Paulo), ZKM | Media Museum (Karlsruhe, Alemanha), Glow and STRP Festivals (Eindhoven, Holanda), Moscow Biennale of Contemporary Art (Moscou, Rússia), Espacio Fundación Telefônica (Buenos Aires, Argentina), Copenhagen Contemporary Art Festival (Dinamarca), FILE – International Festival of Electronic Language (São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre), Synthetic Times – Media Art China 2008 (Pequim, China), Zeebrastraat (Gent, Bélgica), Mois Multi (Québec, Canadá), Thingworld – International Triennial of New Media Art 2014 (Pequim, China), Ruhrtriennale 2014 (Duisburg, Alemanha), Asia Culture Center/ACC (Gwangju, Coreia do Sul), Wonderspaces (San Diego e Scottsdale, EUA), Wavelength (Shenzhen, Xangai, Pequim [China]), Floras (São Paulo, Rio de Janeiro; Bogotá, Colômbia; Lisboa, Portugal; Web3). Rejane é pós-doutora em artes, doutora e mestre em comunicação e semiótica, e mestre do Programa de Estudos Superiores das Tecnologias da Informação da Universidade de Genebra, Suíça. Antes de se tornar artista independente, foi vice-diretora e professora da Faculdade de Matemática, Física e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC. É membro da Interplanetary Initiative, Arizona State University, EUA.

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Travessia (Esforço coletivo), 2021 - Leandro Lima

Escultura luminosa automatizada, constituída por uma longa peça em madeira formada por uma estrutura vertebral conectada a uma quilha central, composta por dezesseis braços articulados que reproduzem movimentos que remetem ao exercício de remadas em uma embarcação. O movimento sequencia-se em diferentes padrões, mas sempre mantendo um constante sincronismo; o conjunto soma os esforços, criando uma unidade de força.

Leandro Lima (São Paulo, SP)

Desde o final dos anos 1990, Leandro Lima (São Paulo, SP, 1976) utiliza-se de aparatos tecnológicos, do espaço da cidade e das instituições artísticas para questionar a experiência do observador no ambiente urbano e nas atividades cotidianas.

Ao lado da artista Gisela Motta, Leandro já participou de exposições como Yano-a, na Galeria Claudia Andujar, Instituto Inhotim, Brumadinho, Brasil (2019-); Entreter, no Farol Santander, São Paulo, Brasil (2018); Construções e Geometrias, no Museu Brasileiro da Escultura e da Ecologia  [MuBE], São Paulo, Brasil (2019); Amazônia. The Shaman and Mind of the Forest, no Museu de História de Nantes, França (2019); Público confuso e privado, na Terceira Bienal de Fotos de Pequim, China (2018); Trienal de Imagem de Guangzhou, no Museu de Arte de Guangdong, China (2017), entre outras. O trabalho da dupla está presente em coleções como a CIFO Art Foundation Collection (Miami, EUA), Instituto Figueiredo Ferraz (Ribeirão Preto, Brasil), Itaú Cultural (São Paulo, Brasil) e Pinacoteca de São Paulo (Brasil).

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Arco-íris, 2011 - Motta&Lima

A obra é formada por um arco composto por luzes de cores primárias (vermelho, verde e azul), cadenciadas numa medida capaz de formar as sete cores visíveis do arco-íris. Esse arco de luz não possui uma fonte fixa, mas é gerado pelo movimento circular de um emissor intermitente. O deslocamento, em velocidade, dessa fonte cria, através da persistência da luz na retina do observador, um arco suspenso no espaço.

Motta&Lima (São Paulo, SP)

A parceria entre Gisela Motta e Leandro Lima começou no final dos anos 1990. Desde então, o trabalho da dupla já foi apresentado em exposições como Yano-a (Galeria Claudia Andujar, Instituto Inhotim, Brumadinho, MG); Construções e Geometrias (Museu Brasileiro da Escultura, São Paulo); Amazônia. The Shaman and Mind of the Forest (Museu de História de Nantes, França), todas em 2019; Entreter (Farol Santander, São Paulo) e Público confuso e privado (Terceira Bienal de Fotos de Pequim, China), ambas em 2018; Trienal de Imagem de Guangzhou (Museu de Arte de Guangdong, China), em 2017, entre outras. Seu trabalho integra coleções como CIFO Art Foundation Collection (Miami, EUA); Instituto Figueiredo Ferraz (Ribeirão Preto, SP); Instituto Itaú Cultural (São Paulo) e Coleção Pinacoteca de São Paulo.

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Banco das emoções, 2019-2023 - Estúdio Guto Requena

Mobiliário interativo onde os participantes podem se sentar e sentir o coração do outro em tempo real. Com sensores especialmente posicionados, a frequência cardíaca é transmitida por meio de efeitos luminosos e vibrações aplicadas à estrutura de madeira do banco, em sincronia com a iluminação.

Estudio Guto Requena (São Paulo, SP)

O Estudio Guto Requena reflete sobre memória, cultura e poéticas narrativas nas diferentes escalas do design, como objetos, espaços e cidades. O Estudio se divide em quatro núcleos de projeto: Núcleo de Arquitetura, onde criam interiores, cenografias e edifícios; Núcleo de Produto, em que desenham objetos e mobiliário; Núcleo de Comunicação e Mídias, desenvolvendo programas para TV e web, consultorias, livros, palestras e eventos; e, finalmente, o Núcleo Juntxs – Laboratório para Estudos de Empatia, Design e Tecnologia, em que concebem instalações imersivas e experiências interativas. O que conecta todos os projetos do Estudio Guto Requena é seu desejo de investigar design e tecnologias digitais de modo emocional, para estimular a empatia e o coletivo. Sua grande paixão está em hibridar o analógico ao virtual

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Dreamdeck, 2019 - Modular Dreams

Brinquedo eletrônico interativo para todas as idades que também funciona como um mobiliário. O movimento e o peso do próprio corpo de quem sobe no relevo interativo instalado no chão acionam as imagens dos vídeos cintilantes que alimentam a malha de LEDs disposta sob a obra.

Modular Dreams (São Paulo, SP)

Criado pelos artistas Danilo Barros e Priscilla Cesarino , o estúdio Modular Dreams trabalha a arte de forma expandida e imersiva. Seus principais elementos de linguagem são o movimento e a luz, sempre amarrados por uma coesão conceitual e estética. Sua visão e intento são, cada vez mais, borrar as bordas entre a arte e a vida através de suas ações e criações. Com essa missão, e alicerçadas na arte visual, suas obras assumem diversas formas como vídeos musicais, projeções mapeadas, cenografias interativas em LED art, performances audiovisuais, instalações site specific e arte impressa dos mais variados tamanhos e formatos. O Modular Dreams está entre os artistas mais relevantes e atuantes na cena cultural eletrônica de São Paulo, ajudando a formatá-la e conceituá-la desde o início de suas revoluções na capital, destacando-se por sua residência na festa Capslock, muitas intervenções na ODD e participações marcantes no festival holandês DGTL (em uma dessas participações, foram responsáveis por um palco inteiro e se apresentaram para mais de 10 mil pessoas, com uma excelente resposta do público e dos organizadores do festival). O estúdio ainda se destaca por ter realizado inúmeros trabalhos para marcas importantes como Natura, Rock in Rio, Netflix, Santander, Itaú Cultural, Museu da Imigração, Pixel Show, Red Bull, TNT, Casa de Criadores, T-Jamas, Santista Têxtil, O2 Produções, Agência Bullet e muitas outras.

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Reversa, 2024 - Sabrina Barrios

Instalação efêmera e site specific que utiliza luz e símbolos geométricos para criar uma pirâmide invertida que simboliza o feminino. Suspensa no espaço, a obra insere o público em uma esfera tecnológica, ao mesmo tempo em que simula conexões ancestrais por meio de códigos e glifos. Através da simplificação de formas, cores e geometria sagrada, a instalação propõe um resgate à essência, comunicando o conceito de “tecno-ancestralidade”.

Sabrina Barrios (Santa Maria, RS)

Sabrina Barrios  atuava como designer em São Paulo, Londres e Berlim, antes de se mudar para Nova York, em 2009, para concluir seu mestrado no Pratt Institute (Nova York, EUA, 2012). Suas exposições recentes incluem experiências imersivas em todo o mundo, como HoloDeity (Illumination, Nova York, EUA, 2023); Estação Portal (MACS – Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba, SP, 2022); Rise of the Missing Planet (NOoSphere Arts, Nova York, EUA, 2022), Frequência do Invisível (MASM – Museu de Arte de Santa Maria, RS, 2019); Feixe (Casa Amarela, São Paulo, 2018); Epic of Creation (Arteles, Haukijärvi, Finlândia, 2017); The Earth Experiment (No4 Studio) e Ley Lines (Wassaic Project), ambas em Nova York, EUA, 2017; Coup d’Etat (Staten Island Cultural Center, Nova York, EUA) e The Horse Rider and The Eagle (Bains Connective, Bruxelas, Bélgica), ambas em 2016; Atlantis (Aabenraa Biennial for Contemporary Art, Dinamarca) em 2015; Orion e Vega (Dumbo Arts Festival, Nova York, EUA, 2014); Degrees of Freedom (Harlem Art Factory Fest, Nova York, EUA, 2013). Sabrina expôs suas pinturas na JustMAD Art Fair (Madri, Espanha, 2016) e Galeria Anita Schwartz (Rio de Janeiro, 2014 e 2015); seus vídeos na Bienal desde Aquí (Barranquilla, Colômbia, 2015) e no MoMA: Abstract Currents (Museu de Arte Moderna, Nova York, EUA, 2013). Suas residências/bolsas incluem The Studios at MASS MoCA (Massachusetts, EUA, 2017); Arteles (Haukijärvi, Finlândia, 2017); The Bronx Museum–AIM Program (Nova York, EUA, 2016); Just Residence–Fundação Banco Santander (Málaga–Madri, Espanha, 2016); Bains Connective (Bruxelas, Bélgica, 2016); e The Wassaic Project (Nova York, EUA, 2015). O trabalho de Sabrina foi incluído na Quarta Bienal do Museu do Bronx em Nova York (2017) e na Bienal de Baku no Azerbaijão (2019). Vive atualmente entre Nova York e Rio de Janeiro, fazendo arte participativa e multimídia.

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Expanded Iris, 2022 - Anaisa Franco Studio

Instalação interativa que escaneia a íris do usuário e a mescla com galáxias e nebulosas através de um software customizado e de um telescópio impresso em 3-D formado pelo alongamento do escaneamento da íris da artista.

Anaisa Franco (Uberlandia, MG)

Anaisa Franco (Uberlândia, MG, 1981) cria obras escultóricas afetivas com a missão de ativar o corpo e o espaço público através de uma abordagem lúdica e interativa. A artista usa design paramétrico e fabricação digital integrados à tecnologia para conectar os elementos estruturais físicos com digitais expressos usando luzes, sensores e novos materiais. Suas peças refletem as formas redondas e curvas encontradas nos níveis molecular e macro, conectando e remodelando a maneira como vemos o mundo. Anaisa possui mestrado em arquitetura avançada pelo IAAC, Barcelona, Espanha, um ano de M-Arch 1, na SCI-Arc, Los Angeles, EUA, bem como mestrado em arte digital e tecnologia pela Universidade de Plymouth, Inglaterra, e bacharelado em artes visuais pela FAAP, São Paulo. Suas obras de arte foram apresentadas em diversos países como Estados Unidos, Irlanda, Austrália, França, Alemanha, Espanha, Holanda, Suíça, China, Coreia e Brasil.

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